SC Transplantes celebra 25 anos salvando vidas e transformando histórias |
Polícia Civil cumpre mandados em investigação de fraudes no DETRAN de Joinville
-
Foto: PCSC / Divulgação -
Ação policial resulta em prisões, suspensões de atividades econômicas e busca por agentes envolvidos em esquema ilícito
A Polícia Civil de Santa Catarina, através da 3ª DECOR – Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, realizou uma operação na manhã desta quinta-feira, 30, visando cumprir 14 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão e duas ordens de suspensão do exercício de atividade econômica nas cidades de Joinville e Araquari.
O objetivo da ação é investigar a possível prática dos crimes de falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações e organização criminosa, alegadamente cometidos por agentes públicos em associação com intermediários privados, com o intuito de favorecer condutores de veículos automotores penalizados com suspensão do direito de dirigir.
As investigações apontam para um esquema ilícito coordenado, resultando na inserção de um grande volume de informações falsas nos sistemas da Autarquia Estadual de Trânsito, favorecendo indevidamente mais de 100 condutores com a liberação de penalidades aplicadas a eles.
A operação denominada Profusão foi assim intitulada devido à comprovação de mais de 100 condutas criminosas praticadas pelo grupo investigado. Entre os envolvidos estão agentes públicos terceirizados do DETRAN/SC, um despachante e pessoas a ele relacionadas, um vereador do município de Joinville e um indivíduo ligado a um escritório de advocacia especializado em multas de trânsito.
Durante as buscas, realizadas nas residências e locais de trabalho dos investigados, incluindo um escritório de advocacia, a 2ª CIRETRAN-Joinville e a Câmara de Vereadores de Joinville, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, especialmente celulares, e documentos relacionados aos fatos em investigação.
Além disso, foi encontrada uma arma de fogo e munições, resultando na detenção em flagrante de um dos alvos da operação. Participaram da ação 43 policiais civis de diferentes unidades, contando com o apoio da Comissão de Prerrogativas da OAB – Subseção de Joinville.
Deixe seu comentário